quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Por que eu gosto de vinho


-->
Ontem, um amigo me perguntou porque eu gosto de vinho.
Eu fiquei pensando na primeira vez que tomei uma taça de vinho e toda a sensação que isso me causou.
Eu gosto de pensar na vida do vinho, como penso na minha própria vida.
O vinho é uma bebida viva.
Eu gosto de pensar no que estava acontecendo no ano em que as uvas que compõem o vinho que estou bebendo cresciam..
Assim como gosto de pensar no que estava acontecendo na minha vida enquanto essas uvas cresciam.. ..
Será que chovia?



Será que fazia sol?
Será que a chuva danificou parte da safra?
Será que o sol queimou a textura da uva?
E quanto à minha vida, nesse mesmo período?
Será que eu gostava mais de chuva ou de sol?
Será que me sujei no barro?
Eu gosto de pensar em todas as pessoas que cuidavam e colhiam as uvas... Assim como gosto de pensar, ao saborear um bom bouquet, nas pessoas que passaram pela minha vida durante a minha “colheita”.
Será que fomos, eu e a uva, bem tratadas?
Será que fomos desejadas e queridas?...
E quando o vinho é de uma safra muito antiga,
penso que muitas pessoas que cuidaram das uvas devem estar mortas, da mesma forma que muitas pessoas que ajudaram na minha evolução também não são mais presentes.
... e como cada uma dessas pessoas foi importante nesse processo maravilhoso e mágico, que é o movimento da vida.
Eu gosto de pensar como o vinho evolui.
Assim como eu evoluo a cada situação de alegria, de tristeza, de paixão, de amores e desamores.
E, principalmente, penso que se eu abrir uma garrafa de vinho hoje, ele terá um sabor diferente se eu saboreá-lo em outro momento.
Assim é comigo.
Se alguém chegar hoje terá uma impressão diferente se ele chegar amanhã.
Isso porque uma garrafa de vinho, assim como eu, está viva e em constante evolução, ganhando complexidade.
Evoluímos até atingirmos o pico
e aí começamos o declínio,
inevitável e constante...
mas o sabor de nossas essências será sempre muito melhor.
Um brinde à vida!!!

(escrito em 8/10/2009)

Nenhum comentário: