sábado, 10 de outubro de 2009

Se é contra, não se manifeste... aceite, apenas

Caros e Caras,
Infelizmente, a cada dia, percebo que a humanidade está longe da prática do diálogo aberto e da boa vontade em aceitar a diversidade de opiniões e atitudes. Sou jornalista há mais de 20 anos. Profissão que escolhi por admirar dois grandes mestres, Mino Carta e Cláudio Abramo. Homens que nunca tiveram medo de dizer o que pensam, mesmo que fossem contrário aos seus melhores amigos, inclusive de partido. E assim procurei seguir a minha vida profissional e pessoal. Os anos se passaram e eu fui lutando contra tudo aquilo que considerava injusto ou que considerava que levaria a uma opressão. Algumas vezes, lutei do lado certo. Outras, me enganei. Mas a vida é assim: de acertos e erros.
O jornalismo é uma grande paixão, mas infelizmente, hoje, não conseguimos encontrar o bom jornalismo. Poucos são os que o praticam. E isso, caros e caras colegas, é devido a muitos fatores, que em um simples texto de blog não seria possível registrar.



A minha andança continuou, mesmo percebendo que esse jornalimo pelo qual me apaixonei havia morrido. Porém, não quero ser injusta com muitos que ainda estão por aí e lutando por esse jornalismo justo e de representatividade da sociedade. Acreditem, há muitos por aí.
Porém, esse texto não é pra falar de jornalimo, mas da minha decisão em fazer Filosofia. Percebi, nas minhas andanças, que a Filosofia poderia me dar um bom suporte pra lutar pela volta desse jornalismo e fui eu lá me sentar, novamente, em uma sala de graduação.
O curso é interessante.
Mas arrumei uma nova preocupação para minha cabeça: a formação de futuros 'filósofos' ou professores de filosofia. Sempre achei a Filosofia o conhecimento da liberdade. O conhecimento que poderia me levar a praticar melhor essa liberdade. E, recentemente, me vi em uma discussão autoritária e vexatória. O que percebi é foi uma atitude de manipulação -- e dizem que o jornalismo é quem faz isso! Ou de resistência ao diferente. Ou de não promoção de diálogo e discussão aberta...
Resistência à opiniões diferentes.
À prática da falta de liberdade de expressão.
Ao desprezo a formas de conhecimento diferente.
Monólogos enormes, mesmo quando há a participação de mais de um. Porque, caros e caras colegas, quando não aceitamos o outro e suas ideias e até os impedimos de forma agressiva de se manifestar, tentado levar esse outro à ridicularização, não somos diferentes de muitos opressores que encontramos na triste história do nosso país.
Mas, infelizmente, "Narciso continua achando feio o que não é espelho".
O que me agrada é que nas minhas andanças conheci pessoas interessantes e que me ensinaram que "apesar de você, caro amigo opressor, amanhã será um novo dia"
Viva a liberdade de expressão!
Viva as opiniões diferentes!!
Viva a boa educação!!
Viva o conhecimento de verdade!!

Fruto de um desentendimento por e-mail com um colega de classe só porque opinei sobre uma série de e-mails e sugeri o diálogo para sanar as diferenças. O que me assunta é que estou em um curso de Filosofia... mas, eu também tenho o meu lado narciso e acho feio o que não é espelho.


(escrito em 10/10/09)

Nenhum comentário: