sábado, 16 de outubro de 2010

O trabalho enobrece?

Embora até um grande filósofo-político que admiro profundamente destacou em vários textos seus que o homem não nasceu para o ócio e é importante que ele produza, às vezes, fico tentada a contestá-lo. Essa semana que para alguns já terminou e para mim só termina amanhã, domingo, às 20 horas, foi realmente de querer abandonar tudo e voltar ao antigo sonho hippie de montar uma comunidade em algum cantinho do mundo e viver do que se produz... Bem, mas fico imaginando que nunca mais poderei pintar a minha boca, colocar um salto altíssimo e usar um bom perfume e abandono rapidinho essa ideia e volto à labuta.
Tudo sempre começa com arrumar a mala... mulher é bicho complicado!!! Homem traz umas camisas, duas gravatas, um sapato e se bobear apenas um terno.. e o incrível que eles sempre estão bem... Uns melhores que os outros.. mas no geral, estão apresentáveis.
Ahhh mas a mulher precisa de vários vestidos (um para cada ocasião), sapatos que combinem com todos, brincos, pulseiras e aneis, maquiagem, bolsa e afins.. Resultado: 21 quilos de mala!!!!!! Ahh e ainda tem uma bolsa, uma sacola com material de trabalho e, claro, o notebook.... mais não sei quantos quilos.
E me dirijo ao aeroporto com a impressão que esqueci alguma peça de roupa importante que gostaria de usar ou um texto em um dos vinte pen que tenho largado na mesa no escritório.
E o meu péssimo hábito de só verificar a cia no dia me surpreende e me causa grandes emoções! Quando recebo o ticket só checo o horário e o aeroporto... Já havia ficado desanimada porque teria que atravessar a cidade de São Paulo para chegar ao aeroporto de Cumbica, já que moro ao lado do Aeroporto de Congonhas. Horário do voo? 8h23!! Mas quem coloca esses horários malucos???!!! Não poderia ser 8h30 ou 8h25? Bicho estranho o ser humano....
Mas a surpresa maior ainda estava por vir. Quando cheguei finalmente ao aeroporto, vejo que a cia aérea é a tal da webjet, aquela que tem voos atrasados, tripulação cansada e, o pior, alguns voos cancelados. Santo Deus!!!! Já começo a rezar pra todos os orixás que me lembro na hora e a neura paira na minha cabecinha loura: "esses caras vão perder a minha mala e todos os meus vestidos que adoro!!!"
E quando vejo o estado da aeronave!!!! Ai que medo.. essa coisa vai cair!!!
1h30 de voo tumultuado! Me colocaram na poltrana do meio entre dois rapazes com peso muito acima da média. Lembrem-se, eu só tenho 1,52 e peso 55 kg... Quase morri entre os dois!!! Mas.. cheguei, com emoção, mas cheguei.
Ufa.. felizmente o hotel é bom!!! A cidade não me encanta, muito fria!! Gosto de gente!! Em Brasília é difícil ver gente.. isso já me deu saudades de São Paulo.. e vamos continuar.. ainda é o primeiro dia!!
Chego ao local onde vou trabalhar nos próximos sete dias... está um verdadeiro canteiro de obras.... e já fico imaginando que não vai ficar pronto para o dia seguinte....
Sem acesso à net, volto ao hotel... Que bom!!!
E o dia segue... só oito textos redigidos e o envio de dois para a mídia! Celulares começam a tocar, rádio a bipar e eu querendo entrar na banheira, acender velas, tomar vinho e .. deixa pra lá!
Primeiro dia agitado! Muitas reuniões e palestras para acompanhar.. e os dois celulares tocando sem parar.. ah esse maldito nextel que me deram bipando... queria mudar de nome!!!!
Minha colega de quarto chega e posso pelo menos compartilhar minhas angústias!!
Segundo dia, mais agitado ainda!! A imprensa cai matando por conta de uma bactéria que resolveu aparecer, uma tal de KPC (o que é isso, companheiro?).. Lá vou eu pesquisar na net para saber detalhes e poder informar os jornalistas. E ligo pra todos e vendo a matéria para as principais emissoras de TV e Rádio... ahhh mas agora, é encontrar o "fodão" que vai atender a mídia... Recebo um monte "não posso, estou em conferência" e a mídia chegando, e os celulares tocando, e o radio bipando informando que mais uma equipe chega.. Acho que quero ficar na mina no Chile.. e eles felizes por sairem.. me lembro do Mito do Caverna, de Platão, e penso: "se vocês realmente soubessem como está aqui em cima, talvez ficariam por ai""... Que horror!! Que pensamento!!!
Terceiro dia... mais tumulto... e eu em cima de um salto 15 o dia todo, rodando sei lá quantos quilômetros!! Mas jamais desço do salto!!! Posso morrer!!
À noite, um bom jantar em um lugar agradável e eu ficando mais maluquete! Pensamentos estanhos tomam conta da minha cabecinha e perco o prumo!! Mas não me arrependo não! Como sempre falo: "acho melhor me arrepender do que fiz, do que ficar pensando o que teria acontecido se eu tivesse feito"... Claro que o nada continuou...
Quarto dia! Dia de show de Frejat! Fico animada, porque adoro uma muvuca controlada! O dia passa e a imprensa me ligando sem parar... há momentos que tenho vontade de jogar todos pela janela!! Mas no final do dia, eu estava em um celular, quando o outro tocou e eu já espumando, quando olho no visor e algo acontece em mim: fico feliz pelo telefone ter tocado!
Do outro lado, uma voz suave, educada, com palavras sempre doces... nunca pensei que fosse sentir saudades desse jeitinho tão certinho e "burgues"... Mas tudo que eu precisava ouvir era: "Você está bem? Tenho tentado falar com você, mas nunca consigo. Precisava ouvir sua voz e sua respiração"... desmontei e me rendi ao que pensei em abandonar!
Uma conversa de 30 minutos que pode mudar uma vida.
Show de Frejat!! MA-RA-VI-LHO-SO!!
E o trabalho está terminando!! E foi sucesso!!! Então, finalmente, consigo compreender aquele filósofo-político que fala sobre a importância para o bicho homem em se sentir útil e ter que produzir.
O trabalho está acabando.... minha companheira de quarto se vai hoje e, eu, finalmente, ficarei só, curtindo a minha solitude. Adoro minha amiga, mas preciso de alguns minutos de solitude... Muita coisa aconteceu e eu estou mais perdida!! Como se isso fosse novidade!! Afinal, o meu caminho sempre foi meio perdido, mas sempre penso que perder é o melhor destino.
E na próxima semana tem mais!!
Trabalhar é bom... não sei se enobrece, mas é bom!

Nenhum comentário: