sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O que a Filosofia já me ensinou...

... em uma das maravilhosas aulas do meu mestre do curso de graduação de Filosofia Marcos Eusébio, ele me disse algo que mexeu profundamente comigo. Eu comentava com ele que estava me sentindo meio perdida, doente, com todas as informações; que minhas verdades -- se é que temos verdades -- estavam sendo questionadas e eu já não sabia quem eu era, o que eu era... Ele me fitou com seus lindos olhos e me disse: "Teca, deixe a Filosofia cumprir o seu papel em sua vida"... e depois disso, eu me abri à Filosofia e, realmente, ela transformou a minha vida. Eu diria que temos duas Tecas: aF e dF.  E, assim, descobri o meu verdadeiro modo de ser. Eu sou uma eterna aprendiz de Filosofia e isso me traz tanta satisfação, tanta tranquilidade, tanta coisa boa.
A Filosofia, a cada dia, transforma cada vez mais a minha vida; que pode ser pequena, mas é preciosa pra mim. Eu me sinto mais leve, mais aberta a qualquer oportunidade que a vida me traga. Aprendi, finalmente, o que a grande Lou-Salomé quis dizer com os seus versos: "Aredite: a vida lhe dará poucos presentes. Se você quer uma vida, aprenda a roubá-la! Ouse, ouse tudo!"
 E tenho ousado muito. Às vezes acerto... outras erro, mas vivo, e como vivo.
Eu entrei na Filosofia para entender um pouco mais sobre os seres humanos e, claro, sobre mim...
Passei a observar mais as pessoas.. a entender as suas atitudes, mesmo quando não concordo com elas...
Mas também notei a intolerância do outro. O ser humano é narcisista demais. Na realidade, ele quer se encontrar no outro, como em um espelho. Isso é muito triste, porque é tão bom quando permitimos encontrar o outro no outro.
Recentemente, uma pessoa que eu "conheço" há muito tempo se desvelou pra mim e ai eu percebi, que mesmo o conhecendo há tanto tempo, eu não o conhecia... E permiti que ele invadisse o meu território... e confesso que me sinto bem..
E suas revelações -- embora cercadas de formalidades -- não saem da minha cabeça e percebo como é bom se permitir.. como é bom não querer se encontrar no outro, mas encontrar o outo.
Esse foi um grande ensinamento da Filosofia... e sei que ela ainda vai me ensinar muito mais.

(escrito em 24.9.2010)

Nenhum comentário: