terça-feira, 21 de abril de 2009

Filosofar é pra todos?


Como entender a filosofia de tantos pensadores? Essa tem sido a minha guerra diária. E como lidar com a vaidade daqueles que lêem os meus textos a respeito do meu entendimento? Estudar filosofia tem sido um grande desafio. Um desafio que não pretendo abandonar por conta da vaidade de alguns. Fico surpresa com algumas vaidades, e o pior é quando percebo que essa vaidade está mais presente naquele que diz não ter essa vaidade. Naquele que faz questão de afirmar que é tão desprovido desse 'pecado'.
Veja bem, não acho errado ser vaidoso. Mas me incomoda quando essa vaidade passa por cima da ética, quando esse ser vaidoso detém algum tipo de poder. Mesmo que esse poder seja apenas o de 'canetar' um texto inocente. Talvez a psicologia e não a filosofia explique melhor esse fato. Mas eu sou observadora e, muitas vezes, me faço de desentendida para ter informações o suficiente para conhecer melhor a alma humana. E será que é possível entender a alma humana?



Não sei.. mas no momento, estou em busca de me conhecer. De entender como funciona a minha mente e como ela lida com as ideias contrárias às minhas. Afinal, aceitar as ideias contrárias pode ser um passo para a felicidade. E decidi pelo caminho da filosofia para isso. Talvez esteja errada, mas estou tentando. E você, o que tem feito pra se conhecer?
(escrito em 22/4/2009)

Nenhum comentário: