sábado, 14 de março de 2009

Personagens de Almodóvar


Certo dia, um amigo, após ouvir atentamente uma de minhas aventuras, me disse que Pedro Almodóvar adoraria me conhecer, porque, certamente, eu seria uma personagem maravilhosa. Na ocasião, eu ainda não conhecia o cineasta espanhol. Estávamos no ano de 1982, e eu, então, tinha 17 anos. Fiquei curiosa e fui buscar saber mais sobre Almodóvar e vi "Labirinto de Paixões". Não preciso dizer que me apaixonei por Almodóvar e sua particular linguagem sobre o mundo e seus temas polêmicos. A iluminação, a escolha de elenco, os diálogos, os cenários.. Tudo em suas obras se encaixa como perfeitos objetos contando fatos do mundo. Um mundo, muitas vezes, que tentamos esconder, negligenciar e fazer de conta que não existe.



Esperei ansiosa pela próxima história e chegou "Maus Hábitos" e, mais uma vez, me encantei. "Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos" e "Ata-me" me prenderam pra sempre ao "calcanhar" de Almodóvar. Achei que ele jamais se superaria. Me enganei! "Hable con Ella" foi-me apresentado como um presente (esse é o meu preferido). A poesia envolvendo a trama, as analogias... enfim, a vida em movimento. São as cores de Almodóvar. Cores especiais que refletem o mundo em uma grande tela, como se fosse um espelho. As suas fortes cores gritam em "Má Educação" e em "Volver". A primeira cena de "Volver" já encanta, mesmo se passando em um cemitério... E a brilhante metáfora do vento que enlouquece e leva e traz as pessoas de volta ao vilarejo de origem nos remete ao nosso passado de muito longe, ou mesmo o de ontem. Coisas e cores de Almodóvar. Talvez, um dos poucos que consegue falar dos tormentos da alma com uma precisão que incomoda os covardes e encanta os que não temem a vida.
Almodóvar acaba de lançar sua mais recente obra, "Loz Abrazos Rotos", que chegará nas salas de cinema da Espanha na próxima quarta-feira (18/3). Trata-se de histórias de amor entrelaçadas... bem, quem sabe Almodóvar conversou com o meu amigo e eu seja uma das personagens..
Infelizmente, não há previsão de lançamento no Brasil. Mas tenho certeza que vale a pena esperar ou então buscar...

Vídeo: cena de Penélope Cruz (Raimunda) em "Volver", cantando a música título.

(escrito em 14/3/09)

Nenhum comentário: