domingo, 8 de março de 2009

No dia da mulher, agradeço aos homens da minha vida


8 de Março comemoramos o Dia Internacional da Mulher.

Temos muito sim o que comemorar. O direito ao voto, direito a cargos públicos, direito a frequentar as universidades, lugares de destaque no mundo corporativo, enfim... muitas foram as lutas. E muitas ainda virão.

Claro que tenho muito a agradecer às mulheres da minha vida. Minha mãe, que não tem nem a sexta série do ginásio, mas sempre fez questão de encher a minha estante de livros com bons títulos. O primeiro livro de Sartre foi ela quem me deu; a minha professora de literatura do terceiro colegial, Cida, que me disse que eu deveria partir para o jornalismo ou algo parecido -- na época eu estudava para medicina e passei e cursei seis meses, acreditem!!; todas as minhas amigas com suas histórias; e também todas as minhas 'inimigas' (como mulher tem 'inimiga"!!!).. porque essas me estimulam muito mais.



Mas, embora independente desde 0s 18 anos e uma lutadora diária por me manter onde estou, gostaria de agradecer aos homens da minha vida. Meu avô paterno, que mesmo sem conhecê-lo, me ensinou que devemos lutar sempre pelo direito à expressão, a ter coragem, a andar sempre de cabeça erguida e jamais me importar com falsos julgamentos; o meu pai, que desde cedo me mostrou que o conhecimento é algo que ninguém pode nos tirar e me incentivou aos estudos; o grande Cláudio Abramo que me ensinou o que é jornalismo, ao se tornar o meu eterno mentor -- acreditem, jornalismo está muito longe do que a grande maioria vê; e o meu primeiro namorado, que me disse que ser bela e culta é possível; E, por fim, o meu filho, que me prova que há amor incondicional, no qual podemos respeitar as diferenças e, mesmo assim, conviver com harmonia e liberdade.

Obrigada a todas às mulheres da minha vida, que são muitas.. Mas muito obrigada mesmo aos homens da minha vida, porque, sem eles, eu seria metade!!


Feliz Dia da Mulher!!!


Foto: eu com dois anos no colo do meu pai.


(Escrito em 8/3/2009)

Nenhum comentário: