sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

A arte de ler 2


Hoje, eu ouvi a seguinte justificativa para algumas observações que ainda estou tentando entender, ou melhor, digerir. Ouvi que médicos não lêem mais do que três linhas. A não ser que seja um texto científico e de interesse de sua área específica. Ainda bem que não segui a medicina, como os meus pais tanto queriam. Não aguentaria ter que me limitar apenas a textos da minha carreira. Acho o mundo muito grande, cheio de novidades e coisas maravilhosas para serem apreciadas.
O mundo é uma grande exposição de arte.



Mesmo em textos da Internet, gosto de lê-los na íntegra. O jornalismo na net é mais conciso, mas há textos muito interessantes e muito mais do que os 140 caracteres do twitter. Tanto é, que hoje já é possível ler livros inteiros pela telinha do computador. E todos os grandes jornais e revistas têm sua versão online, que, muitas vezes, é a íntegra da impressa; embora, eu ainda prefira folheá-los.
Quero registrar que esse comentário não é uma verdade absoluta - graças aos deuses gregos - mesmo porque eu já trabalhei com mais de 100 médicos e entrevistei uns 500 profissionais desse imenso país, e alguns deles adoram ler mais do que três linhas, mesmo que seja pelo seu aparelhinho de celular ou outro similar. São tantos que até não sei dizer qual seria o mais moderno.
Recentemente, por exemplo, fui entrevistar um médico intensivista do Hospital Santa Catarina e ele me disse que adota os pensamentos e a metodologia de Sócrates com os seus alunos.Outro médico, esse do estado de Santa Catarina, com quem tive o prazer de trabalhar por dois anos, me revelou que já havia lido Heidegger; e me surpreendi com um profissional médico apaixonado pelos clássicos ingleses e que tinha uma biblioteca com coleções inteiras e que o seu prazer era ficar na internet "caçando" livros e os devorava pela tela do computador mesmo.
Enfim, o meu recado para esse final de sexta-feira, véspera de feriado, é:
"Independentemente da carreira que você siga e por mais complexa que ela seja e exija de você conhecimento específico, procure sair, nem que seja por uma hora na semana, do seu quadrado e ler muito. Leia mais do que três linhas, mesmo que seja pelo seu mais moderno aparelho de celular, porque só lendo, aprendemos a escrever, a refletir e a entender o mundo além do nosso jardim".
Teca Pereira, jornalista e uma leitora e escritora de muitas linhas, com muito orgulho!

Nenhum comentário: