domingo, 1 de maio de 2011

Miscelânea - VER é muito mais do que olhar

Há quanto tempo que não escrevo por aqui!
A vida anda corrida: muito trabalho, novos estudos, novas amizades.. enfim, muitas coisas acontecendo.
No entanto, não posso deixar de escrever, porque é nesse momento que me encontro.
Ando lendo muito, por conta da especialização que estou fazendo em História e Filosofia Contemporânea. Ou melhor, relendo muitas obras que li lá na graduação de Filosofia.
Sempre acreditei que o ato de reler é mais interessante do que o de ler pela primeira vez. Isso porque mudamos muito e conseguimos enxergar informações antes não compreensíveis.
Meu foco de estudo é em Heidegger, mas ainda não chegamos nele lá no curso. Mas o leio todos os dias e a cada leitura uma nova descoberta.

Também tenho lido muito Clarice Lispector e, a cada dia, sinto uma inveja branca dela. Cada verso e frase que leio dela, penso: "Era justamente isso o que gostaria de ter escrito".
Penso em mudar um pouco o meu TCC, talvez traçar um paralelo entre a filosofia de Martin Heidegger e a literatura de Clarice Lispector. Não sei se terei essa capacidade, mas estou articulando.
E por falar em Heidegger, iniciei em um grupo de leitura que está lendo a obra Nietzsche, de Heidegger. Achei bastante engraçado um dos orientadores abrir o grupo dizendo que não se trata de uma leitura de Heidegger, mas de Heidegger sobre Nietzsche. Fiquei com essa colocação embrulhando meus pensamentos. E cheguei a uma conclusão: "Certo, não estamos estudando a filosofia de Heidegger, mas a sua avaliação da filosofia tão particular de Nietzsche. Mas será que não vamos encontrar nada de Heidegger? Claro que vamos, meu caro, e isso é fascinante".
Fiquei bastante confortável também, porque, lá no passado, eu falava para esse mesmo orientador que encontrava muito de Nietzsche em Heidegger, e ele disse que eu estava fazendo uma leitura equivocada de Heidegger... Ora, quase desisti da filosofia, afinal, imagine você estudar um autor durante um ano e descobrir que o está lendo errado!!!
Ufa.. mas a outra orientadora do grupo de leitura -- alguém quem admiro muito -- aliviou a minha alma perturbada com essa informação. Disse em bom tom que é claro que vamos encontrar muito de Nietzsche em Heidegger, ou uma reformulação de seu pensamento. Era justamente isso que eu precisava ouvir.
Outra questão levantada por um integrante do grupo que me levou a muitas reflexões foi a seguinte: "Há alguma filosofia que pode ser levada a praxes?".. Senti que o grupo ficou meio confuso, afinal, Filosofia não é para ser colocada em prática. Bom, penso diferente.
Acho que a Filosofia é um caminho para cura. Nossa própria cura. Claro que o primeiro passo é o adoecer, afinal, não é nada fácil ver todas as suas "verdades" sendo destruídas.. mas quando nos descobrimos é algo muito interessante. Não sei se chegamos a tal felicidade, mas podemos nos conhecer e conhecer e aceitar o outro um pouco mais. Dessa forma, encontramos um certo conforto. Mas não se iluda, ao se debruçar nos estudos da Filosofia, você vai encontrar muitos desconfortos. Ver é muito mais do que olhar e a filosofia nos ensina a VER.

Nenhum comentário: